Docência universitária

Jacques Therrien, Ana Maria Iório Dias, Meirecele Calíope Leitinho

Resumo


Nas últimas décadas, o debate sobre a formação docente para a Educação Superior tanto em nível nacional como internacional, vem destacando, além da formação para a pesquisa, o domínio do campo pedagógico imprescindível à formação dos profissionais para a docência no ensino superior, assegurando a sua integração aos demais campos disciplinares da ciência. Para a sistematização dessa formação pedagógica, entendemos que a área da Educação, cujas raízes são partes constitutivas da totalidade do ser humano, em busca de emancipação profissional e social, apresenta interfaces multidisciplinares e multiculturais que estabelecem seu diálogo com as peculiaridades próprias às especificidades de cada campo disciplinar. Assim, o tema tem implicações em todos os níveis da educação brasileira. Por isso, os três eixos propostos para a análise da temática Docência universitária coadunam-se com o foco e o escopo desta revista Em Aberto e, além de permitir e estimular o debate sobre assuntos relevantes no campo da educação brasileira, traz opiniões divergentes ou confronto de pontos de vista sobre questões relativas à pedagogia universitária.


Palavras-chave


Educação Superior; Formação Docente; Pedagogia Universitária

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.29i97.%25p

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Em Aberto, Brasília, DF, Brasil. e-ISSN:  2176-6673

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