Inovações na educação superior: impactos na prática pedagógica e nos saberes da docência

Maria Isabel da Cunha

Resumo


 

O texto problematiza a educação superior no contexto contemporâneo e condições que o afetam exigindo reflexões e mudanças. Explora o conceito de inovação e aborda a relação entre a pedagogia, a epistemologia e a cultura, assumindo a concepção de inovação como ruptura paradigmática. Registra a importância de tomar a democratização acadêmica numa perspectiva conceitual e curricular. Explora o contexto da educação superior e a emergência de mudanças nas práticas tradicionais de ensinar e aprender. Discute a relação ensino e pesquisa e os campos profissionais como interferentes nas pedagogias da educação superior. Aponta indicadores para e análise das práticas pedagógicas inovadoras e as repercussões nos saberes docentes. Infere sobre estratégias de formação dos professores universitários.

 

 

 


Palavras-chave


Pedagogia universitária – inovações pedagógicas – epistemologia – prática pedagógica - currículo

Texto completo:

PDF

Referências


BARNETT, Ronald. Loslimites de la competência: El conocimiento, laeducación y lasociedad. Barcelona: Editorial Gedisa. 2001.

BAUMANN, Zygmund. Vida líquida. São Paulo: Zahar. 2007.

DUBAR, Claude. A crise das identidades: A interpretação de uma mutação. Porto: Editora Afrontamento, 2006.

CUNHA, Maria Isabel da.Pedagogia universitária: energias emancipatórias em tempos neoliberais. Araraquara: Junqueira & Marins Editores. 2006.

CUNHA, Maria Isabel da.Qualidade da Graduação: a relação entre ensino, pesquisa e extensão e o desenvolvimento profissional docente.Araraquara: Junqueira&Marins Editores.2015.

FOUCAULT, Michael. The order of things: an archaeology of human sciences.New York: Vintage, 1994.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 12ª Edição. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1986.

LEITE, Denise et all. Pedagogia universitária: Conhecimento, ética e política no ensino superior. Porto Alegre: Editora da Universidade. UFRGS. 1999.

LUCARELLI, Elisa. Teoria e prática como inovación em docência, investigación y actualización pedagógica. Buenos Aires/UBA: Cuadernos de Investigación, n. 10, pp 38-52.1994

LUCARELLI. Elisa. El eje teoria-pratica em cátedras universitárias innovadoras, su incidência dinamozadora en la estructura didático-curricular. Tesis de doctorado. Facultad de Filosofia y Letras. Universidade de Buenos Aires, 2003.

LUCARELLI. Elisa. Teoria y práctica em la universidad: La innovación en las aulas. Buenos Aires: Mino y D'Avila. 2009

MARQUES, Francisco (CHICO dos Bonecos). Muitas coisas, poucas palavras: A oficina do Professor Comênio e a arte de ensinar e aprender. São Paulo: Editora Petrópolis. 2009.

MATO, Daniel. Universidades e diversidade cultural e epistêmica na América Latina: experiências, conflitos e desafios. In: CANDAU, Vera Maria. Interculturalizar, descolonizar e democratizar: uma educação “outra”? Rio de Janeiro: Letras. 2016.pp.38-63.

READINGS, Bill. A Universidade em ruínas. Coimbra: AngelusNovus, 2003.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. Um discurso sobre a ciência. Porto: Afrontamento. 1988.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. Porto: Afrontamento, 1994.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. Conhecimento Prudente para uma vida decente. São Paulo: Cortez Editora. 2004

SOUSA SANTOS, Boaventura de. A Universidade no século XXI. São Paulo: Cortez. 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.29i97.%25p

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


Em Aberto, Brasília, DF, Brasil. e-ISSN:  2176-6673

Licença Creative Commons A Em Aberto está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

 

EdubaseDiadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas BrasileirasPublic Knowledge Project
EZ3 - Elektronische ZeitschriftenbibliothekOEI - Organización de Estados IberoamericanosIbict
LatindexBASE