Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), criada em 1944, é um periódico quadrimestral, publicado em formato impresso e eletrônico. A RBEP publica artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e contribuam para a construção do conhecimento na área de Educação. A RBEP também publica relatos de experiência e resenhas. A RBEP não aceita textos que tenham sido enviados concomitantemente a outras revistas e que não atendam a princípios éticos de pesquisa. Seu público-leitor é formado por professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, técnicos e gestores da área educacional.

A RBEP compõe-se das seguintes seções:

• “Estudos” – artigos resultantes de pesquisas empíricas e teóricas com objetivos claros, fundamentação teórica e adequação metodológica que respaldem a discussão apresentada, considerando que:
- pesquisas empíricas devem explicitar procedimentos de pesquisa, critérios para constituição da amostra ou seleção dos sujeitos, métodos de coleta, construção e análise dos dados.
- pesquisas teóricas devem evidenciar elaboração original sobre tema e questão de relevância para a área de Educação.

• “Relatos de Experiência” – artigos teórica e metodologicamente fundamentados, contextualizados historicamente, oriundos de projetos inovadores de intervenção pedagógica na área de educação, com análise crítica e reflexiva de processos e resultados.

• “Resenhas” – análise crítica de livros ou filmes lançados nos últimos três anos relacionados à educação. As resenhas devem apresentar título, referência da obra, dados dos autores/diretores da obra resenhada, resumo e posicionamento analítico do resenhista sobre as contribuições da obra para a área.

 

Políticas de Seção

Revista Completa

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Estudos e Pesquisas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Estudos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

A seção Resenhas ...........

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Instruções aos colaboradores

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Índice do volume

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Agradecimentos

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Experiência

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Traduções

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Estudos e Pesquisas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revista Completa

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos são avaliados por consultores ad hoc de reconhecida competência nos temas abordados, diversificados regional e institucionalmente, com parecer final da Editoria Científica. Os artigos são encaminhados sem identificação de autoria, para garantir imparcialidade na avaliação.

Os aspectos considerados na avaliação dos artigos são:

• Questões gerais referentes à forma (sequência lógica, coerência interna, clareza na argumentação, qualidade do resumo, adequação de citações e referências).

• Questões referentes ao conteúdo (importância do tema abordado, definição da questão principal, contribuição para o campo de estudo, definição de método/amostra, se for o caso, estrutura, desenvolvimento e conclusão do trabalho).

Os pareceres envolvem três tipos de julgamento:
• Aprovado – o artigo é programado para publicação.
• Aprovado com modificações – são solicitados ao autor ajustes ou reformulações no artigo, com o envio de nova versão para avaliação final.
• Não aprovado – o artigo é recusado.

A aprovação final dos artigos é de responsabilidade da Editoria Científica da RBEP.
O atendimento das condições especificadas nas “Normas gerais para a apresentação de originais” é imprescindível para a publicação do artigo.
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão dos direitos autorais relativos ao trabalho ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

Política de Acesso Livre

A RBEP oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Taxas para submissão e publicação de textos

A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), editada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

The journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), edited by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), does not charge any fee for publishing articles. The editorial board values the policy of free access to information, thus, does not charge any fee for the submission, review, publication, distribution or download of articles.