A avaliação institucional da Unesp: um processo de contrução coletiva

Thereza Marini

Resumo


Relato interpretativo do processo de avaliação institucional da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com ênfase na
metodologia do seu desenvolvimento. Mediante um trabalho coletivo numa rede de relações democráticas, a avaliação realizou-se por um processo valorativo das atividades relevantes às funções-fim da instituição, à vista de seus recursos e de seu contexto sociohistórico. Iniciada com a avaliação dos seus 207 departamentos agrupados segundo seus campos de pesquisa e ensino (Ciências Humanas, Biológicas e Exatas), a experiência deflagrou "uma atividade particular, contínua e cíclica, incorporando vários métodos e envolvendo várias fases e operações" nos seus 15 campi e 24 unidades universitárias no período 1991-1994. As informações foram obtidas de indicadores selecionados pelos departamentos das unidades universitárias, tendo em vista objetivos e princípios previamente definidos. É em consonância com estes que se pode afirmar que a avaliação da Unesp contribuiu para o desenvolvimento de um processo de reflexão e debate favorável à construção de uma autoconsciência institucional e de uma identidade explícita, além de fornecer subsídios para a tomada de decisões que favoreçam a implementação de um projeto de universidade definido coletivamente.

Palavras-Chave: avaliação institucional; indicadores; Comissão Permanente de Avaliação Acadêmica (CPAA); modelos estatísticos.



Abstract

The article analyses the institutional evaluation process of Universidade Estadual Paulista (Unesp) underlying the methodology of its development. Within a democratic relation network the evaluation was carried out through a process that describes and assess those activities that are relevant for both the functions and the goals of the institution, in view of its resources and social-historic context. The work starts evaluating 207 departments that make up the Unesp, classified into three groups of research and teaching (Human and Biology Sciences, Tecnology). The evaluation created "an especific, continuous and cyclical activity that involves different phases and operations" in its 15 campi and 24 university units, during the period 1991-1994. The information was gotten from indicators selected by the university units departments that took into consideration the objectives and principles which were previously defined. This Unesp evaluation has become helpful for the development of a process of continuous reflexion and debate that aims to build up an institutional self-conciousness and an explicit identity as well as providing finantial support for taking decisions that promote the implementation of a university project that is defined collectively.

Keywords: institutional evaluation; indicators; Committee of Permanent Academic
Evaluation (CPAA); statistical models.

Palavras-chave


avaliação institucional; indicadores; Comissão Permanente de Avaliação Acadêmica (CPAA); modelos estatísticos

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.79i193.1016

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