Uma tipologia das representações e das práticas da interdisciplinaridade entre os professores do primário no Quebec

Yves Lenoir, François Larose

Resumo


Apoiando-se sobre os resultados de trabalhos de pesquisa realizadas no decurso dos dez últimos anos, apresenta uma tipologia das representações e das práticas interdisciplinares entre os professores primários no Quebec. Quatro tendências principais constituem os pólos de dois processos que se cruzam. Essas tendências caracterizam as representações e as práticas de interdisciplinaridade escolar que não são ou que não estão longe de um acordo com a concepção de interdisciplinaridade que assegura uma dependência recíproca, sem predominância e sem ignorância, entre as disciplinas escolares e que favorecem o estabelecimento de complementaridade e de intercalações efetivas.

Palavras-Chave: escola primária; interdisciplinaridade; práticas de ensino; educação no Quebec; repressentações sociais.



Abstract

Based on their last ten years researches, the authors are presenting a classification model of the interdisciplinary practices and their social representations as shared by Québec's elementary school teachers. Four main tendencies are forming the polarities of two continuums within a cartesian plan. These polarities are tipical of some representations and practices which are, in their turn, coherent or not with a perception of an interdisciplinary approach that might be based on conflictual conceptions of the hierachical ordreing of the knowledges identifies to the school matters. the inderdependency and equivalent weighting given to the school matters or, on the contrary, the unequal weight given to various matters and dependency of the contents based on the social importance given to some of these matters are determining the possibility of an interdisciplinary teaching or, in a reverse perspective, pseudo or uninterdisciplinary practices.

Key-Words: primary school; interdisciplinarity; teacher's practices; Quebec aducation; social representations.

Palavras-chave


escola primária; interdisciplinaridade; práticas de ensino; educação no Quebec; repressentações sociais

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.79i192.1031

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Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

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