Uma metodologia para a introdução da linguagem Logo na educação do Portador de Deficiência Auditiva

Alessandro Fabrício Garcia, Alvaro José Periotto, Simone Aparecida Marcato, Thelma Elita Colanzi, Jucélia Geni Fregoneis

Resumo


A maioria das metodologias de ensino para os Portadores de Deficiência Auditiva (PDA) têm atribuído muita importância ao desenvolvimento da fala, não enfatizando o desenvolvimento do indivíduo como um todo. Embasados pela Teoria Construtivista e fazendo uso da linguagem Logo, procuramos através de várias sessões com crianças PDA, definir uma metodologia que facilite a introdução da Informática na educação dessas crianças, objetivando o incremento da autonomia intelectual e social. Este trabalho relata os resultados obtidos com a aplicação desta metodologia junto a crianças da Associação Norte-Paranaense de Audio-Comunicação Infantil (Anpacin).

Abstract

The most of the educational methodologies to auditive deficiency has attributed lots of importance to the development of the speech, no emphasizing the development of the person for complete. Based on Constructivism and using Logo Language, we tried through several sessions with auditive deficient children, to define a methodology that could make easier the introduction of informatics in this children's education, also promoting their social and intellectual autonomy. This work relates results with the aplication of this metodology with children of the Associação Norte-Paranaense de Audio-Comunicação Infantil (Anpacin).

Résumé

La plupart des méthodologies d'enseignement pour les enfants Porteurs de Défiance Auditive (PDA) a attribué beaucoup d'importance au développement de la parole sans mettre l'accent sur le développement intégral de l'individu. En nous appuyant sur la Théorie Constructivisti et en utilisant le Langage Logo, nous cherchous dans plusieurs séances avec des enfants PDA définir une méthodologie qui facilite l'introduction de l'Informatique dans l'éducation de ces enfants, visant au développement de l'autonomie intellectuelle et sociale. Ce travail présente les résultats acquis avec la application de cette méthodologie aux enfants de I 'Associação Norte-Paranaense de Audio-Comunicação Infantil (Anpacin).

Resumen

La mayor parte de los métodos de enseñanza para Portadores de Deficiencias Auditivas (PDA) le ha dado mucha importancia al desarrollo del habla, sin dar énfasis al desarrollo del individuo como un todo. Basados en la Teoria Constructivista y utilizando el lenguaje de programación Logo buscamos, a traves de várias sesiones con ninõs PDA, definir um método que facilite la introducción de la Informática en la educación de estos niños deforma a aumentar su autonomia intelectual y social. Este trabajo presenta los resultados obtenidos con la aplicación de este método en niños de la Associação Norte-Paranaense de Audio-Comunicação Infantil (Anpacin).

Palavras-chave


deficientes da audição; educação do deficiente; método contrutivista

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.77i187.1074

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Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

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