A Escola Renovada e a Família Desqualificada:do Discurso Histórico-Sociológico ao Psicologismo na Educação

Marcus Vinicius da Cunha

Resumo


Analisa o discurso educacional renovador veiculado no Brasil, entre 1944 e 1960, com vistas a discutir os referenciais utilizados para compreender as relações entre escola e família.



Abstract

This article analyses the discourse of educational renovation in Brazil, between 1944 and 1960. It discusses the concepts that were used to Understand the relationship betwen school and family.



Résumé

Le but de Ia presente étude est celui d'analyser le discours éducateur rénovateur utilisé au Brésil, entre 1944 et 1960, pour reflechir sur les rapports entre la famille et l 'école.


Resumen

En este trabajo se analiza el discurso renovador de la educación producido en Brasil entre 1944 y 1960, discutiéndose los conceptos usados para comprender Ias relaciones establecidas entre escuela y familia.

Palavras-chave


relação escola-família; educação renovada; socialização

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.77i186.1082

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Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

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