Universidade: nos bastidores da produção do conhecimento

Teresa Maria Frota Haguette

Resumo


Trata de dois temas interligados e que repercutem intensamente o processo de geração de conhecimento nos programas de pós-graduação da academia: a incompetência metodológica do orientador de disertações e teses e seu relacionamento com o aluno. Ao final, são propostos vinte princípios considerados cruciais para assegurar as condições básicas do rigor científico, associadas ao relacionamento ótimo entre orientador e orientando.

Abstract

The article analyses two intertwined topics which have an intense repercussion in the process of generation of knowledge in graduate programs of the academy: the methodological incompetency of the adviser and his relationship with the students. Finally, twenty principles, considered crucial to achieve the basic conditions of scientific rigor which are associated to an excellent relationship between adviser and the student, are proposed.

Résumé

L 'article aborde deux thèmes intimement reliés et qui répercutent intensément dans le processus de production de la connaissance dans les programmes de troisième cycle de l'académie: l'incompétence méthodologique du directur de thèse ou de dissertations el sa relation avec l 'étudiant. Finalement, sont proposés vingt principes considérés cruciaux pour assurer les conditions fondamentales de la rigueur scientifique associées à une excellente relation entre le directeur de thèses ou dissertations et les étudiants.

Resumen

El artículo aborda dos temas interrelacionados y que repercuten intensamente en el proceso de generación de conocimiento en los programas pos-graduados de la academia: la incompetencia metodologica del orientador de disertaciones y teses y su relacionamiento con el estudiante. Al final, son propuestos veinte principios considerados fondamentales para el desarollo de las mejores condiciones del rigor científico asociadas a uno relacionamiento deseable entre orientador y orientando.

Palavras-chave


produção técnico-científica; atividade de magisério; pós-graduação stricto-sensu; professor de ensino superior

Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.75i179-80-81.1153

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Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

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