Universidade no Brasil: a Idéia e a Prática

Denise Leite, Marilia Morosini

Resumo


Vinte e cinco anos após a Reforma Universitária que propunha o desenvolvimento de um conceito "moderno" de universidade, argüimos a existência desta idéia diante da diversidade do sistema de ensino superior brasileiro. Com o apoio de Anísio Teixeira e Habermas confrontamos a idéia de universidade por eles proposta com a realidade concreta—a sua prática. Nacrise panadigmática contemporânea e, diante da constatação da dissonância entre a idéia e a prática, propomos um repensar da universidade em termos do que foi e do que é a sua idéia no contexto social.



Abstract

Twenty five years after the University Reform which normatize the development of a "modern " concept of University, we request the existence of this idea ahead brazilian higher education system variety. With support in Anísio Teixeira and Habermas we confront his idea of University with the concrete reality — it's practice. In a contemporaneous paradigmatic crisis and, ahead the dissonance verify between the idea and practice, wepropose a rethinking of the University in terms of what it was and what is it 's idea in the social context.



Résumé

Vingt-cinq ans après Ia Reforme Universitaire qui proposait là mise au point d 'une conception "moderne " d 'Université, nous remettons en question cette idéeface à là diversité du système brésilien de Véducation supérieure. En nous appuyant sur Anísio Teixeira et Habermas, nous confrontons leur idée d'université avec Ia réalité concrete. Dans là crise paradigmatique contemporaine, et face à Ia constatacion de Ia dissonance entre Vidée et là pratique, nous proposons de repenser l 'Université en fonction de ce qu 'a été et de ce qu 'est Vidée d'Université, dans le contexte de là société.



Resumen

Veinte cinco anos despues de là Reforma Universitána que propicio el desarrollo de un concepto "moderno " de Universidad, discutimos là existência de esta idea frente a là diversidad del sistema de ensenanza superior brasileno. Apoyandonos en Anísio Teixeira y Habermas confrontamos là idea de Universidad propuesta por ellos con Io que pasa en la práctica. En là crisis paradigmática contemporânea, frente a Ia constatación de là dissonância entre Ia idea y Ia práctica, proponemos repensar là Universidad en términos de Io que fue y de Io que es su idea en el contexto social.

Palavras-chave


universidade; educação superior

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.73i174.1255

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.





Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

Licença Creative Commons A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

EdubaseDiadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas BrasileirasLatindex
EZ3 - Elektronische ZeitschriftenbibliothekOEI - Organización de Estados IberoamericanosIbict
Public Knowledge ProjectDOAJ - Directory of Open Access JournalsREDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
 Public Knowledge Project