A Arte do Repente e as Habilidades Lingüísticas

Antonio Roazzi, Ann Dowker, Peter E. Bryant

Resumo


Investiga a relação entre as habilidades lingüísticas e a arte do repente, em sujeitos repentistas (violeiros ou cantadores), poetas orais encontrados no Nordeste do Brasil, muitos dos quais têm uma escolaridade limitada. Vinte repentistas e dezoito não-repentistas com faixa etária, escolaridade e nível sócio-econômico semelhantes foram examinados em um conjunto de tarefas envolvendo produção de rimas, segmentação fonológica, memória de listas de palavras e velocidade de leitura. Os repentistas produziram um número de rimas quatro vezes superior aos não-repentistas, além de apresentarem uma velocidade superior na produção da primeira rima. Nas outras tarefas, os dois grupos de sujeitos não diferiram de modo significativo. Assim, a habilidade dos repentistas parece ser ao mesmo tempo altamente desenvolvida e especializada, Estas descobertas corroboram o ponto de vista de que possam, haver dissociações entre rima e algumas outras habilidades lingüísticas, como a segmentação fonológica, assim como aparentemente não existe uma relação direta entre a educação formal e o desenvolvimento de habilidades culturalmente informais.



Abstract

This study deals with repentistas: oral poets who are to be found in the Northeast of Brazil, most of whom have had limited schooling. Twenty repentistas and 18 non-repentistas from a similar backgroundwere giventasksinvolvingrhymesproductions,phonological segmention, memory for word list, and reading spped The repentistas produced about four times as many rhymes as did the non-repentistas, and were much quicker to produce the first rhyme; but the two groups did not differ significantly from one another as regards any other task. Thus the ability of the repentistas appears to be both highly developed and highly specialised Theses findings lend support to the view that there may be dissociai io ris between rhyme and phonological segmenta-tion; between formal education and the development of "informal" cul-turally or occupationally valued skills; and more generally, between separate skills or abilities.



Résumé

Cet article recherche le rapport entre les habilites linguistiqu.es et 1'art du "repente", chez les "repentistas" (guitaristes ou chanteurs), poetes oraux trouves aux Nordest du Brésil, beaucoup deux avec une scolarité bien limitée. Vingt "repentistas" et dix-huit non "repentistas" d'àge, scolarité et niveau socio-économique pareils ont été examines dans un ensemble des taches comme production des rimes, segmentai ton phonologique, mémoire de listes de mots et volocité de lecture. Les "repentistas" ont produit un nombre de rimes quatro fois Superieur aux non "repentistas", autre de pésenter une velocité supérieure dans là production de là première rime. Pour les autres taches, il y a eu peu de différence entre les deux groupes. Alors, on considere que 1'habileté des "repentistas" semble être au même temps três développée et specialisée. Ces decouverts confirment le point de vue selon lequel il peut avoir dis8ociotion entre rimes et quelques autres habilites linguistiques comme le segmentation phonologique, aussi comme il semble qu'il n'y a pas un rapport direct entre 1'éducation formelle et le développement d'habiletés culturellement non formelles.



Resumen

Investiga là relación entre Ias habilidades lingüísticas y el arte del repente, com sujetos "repentistas" (violinistas, o cantores), poetas orales encontrados en el Nordeste del Brasil, mucho del los cuales tienen una escolaridad limitada. Veinte "repentistas" y dieciocho no "repentistas" con idad escolaridad y nivel socioeconômico semejante se examina-ron en un conjunto de actividades abarcando producción de rimas, seg-mentación fonológica, memória de listas de palabras y velocidad de lec-tura Los "repentistas" produjeron un número de rimas 4 veces superior a los no "repentistas" además de presentar una velocidad superior en là producción de là primera rima En Ias otras tareas, los dos grupos de sujetos no se diferenciaron de modo significativo. Así là habilidad de los repentistas parece ser al mismo tiempo altamente desarrollada y especializada. Estos descubrimientos corroboran el punto de vista de que puedan haber disociaciones entre rima y al algunas otras habilidades lingüísticas como là segmentación fonológica, así como aparentemente no existe una relación directa entre educación formal y el desarrollo de habilidades culturalmente informales.

Palavras-chave


repentista; escolaridade; poesias

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.72i172.1279

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Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

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