Valores e Objetivos da Educação Brasileira: a Questão da Relação entre Filosofia da Educação e Política Educacional, a partir de 1930

Sônia Martins de Almeida Nogueira

Resumo


Este estudo pretende explorar duas questões que se levantam a partir da análise da relação escola-sociedade-cultura. Essas questões se referem ao pa-pel da filosofia da educação e à intervenção do Estado na educação, via le-gislação do ensino. Assim, é desenvolvida uma breve reflexão sobre a filosofia da educação, considerada uma íntima relação entre educação e axiologia, e são analisadas as exposições de motivos e os relatórios de grupos de trabalho, elaborados para a apresentação e justificativa dos documentos das reformas de ensino de 1931,1942, 1964, 1968 e 1971, buscando-se elementos que favo-reçam a identificação de valores subjacentes, possíveis reveladores de uma efetiva intenção política de ruptura do sistema de ensino com os objetivos e valores da filosofia educacional.

Abstract

This study is intended to go into two questions that are brought up on a basis of the analysis of the relationship between school, Society and Culture. These questions have to do with the role of philosophy of education and the intervention of Government through legislation on education. A brief com-mentary is thus developed on the philosophy of education, taking into account the close relationship between education and axiology, and an analysis is made of the explanatory introduetions and work groups' reports, drawn up for Présentation and justification of documents on the reforms of 1931, 1942, 1964, 1968 and 1971. The argumentation is built up in questfor those factores favouring identification of subjacent values that might bring to light the actual political intention of breaking up the educational system with its objectives and values pur suant to educational philosophy.

Résumé

Cette étude veut analyser deux questions qui se posem à partir du rapport école/société/Culture. Ces questions se réfèrent au role de là philosophie de l''éducation et à Vintervention de 1'Etat dans l'éducation, au moyen de là legislation portant sur 1'enseignement. On développe, portant, une breve refle-xión sur là philosophie de V éducation, compte tenu d'un intime rapport entre éducation et axiologie, et Von analyse les exposés de motifs et les rapports de groupes de travail, elabores aux fins de Présentation et justification des docu-ments des reformes de 1'enseignement de 1931, 1942, 1964, 1968 et 1971 à là recherche d'éléments qui favorisent l'identification de valeurs sous-jacentes, qui pourraient révéler une réelle intention politique de rupture entre le système d'enseignemtnt et les objectifs et les valeurs de là philosophie éducationnelle.

Resumen

Este estúdio pretende explorar dos Cuestiones que se plantean a partir del análisis de là relación escuela/sociedad/cultura. Dichas questiones se refieren al papel de la filosofia de Ia educación, y a Ia intervención del Estado en là educación a través de là legisloción educativa. Así, se desarrollo una breve reflexión sobre Ia filosofia de là educación, considerada una íntima relación entre educación y axiología, y se analizan Ias expresiones set re motivos, e informes de grifos de trabajo, elaborados para là presentación y como justificativa de los documentos de Ias reformas de là ensenanza de 1931, 1942, 1964, 1968 y 1971, buscándose elementos que favorezean là identificación de valores svlyacentes, posibles reveladores de una efectiva intención política de ruptura del sistema de ensenanza con respecto a los objetivos y valores de là filosofia educacional.

Palavras-chave


filosofia da educação; inovação educacional; política educacional

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.72i171.1293

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Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

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