Avaliação dos impactos sociais oriundos da interiorização da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Wagner Bandeira Andriola, Daniele Cirilo Suliano

Resumo


Relata os principais resultados de estudo avaliativo sobre os impactos da presença da Universidade Federal do Ceará (UFC) em municípios do interior do estado, após a adesão desta ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Para tal, realizou-se pesquisa descritiva (ex-post facto) com 129 docentes e 503 discentes dos três campi avançados da UFC, nos municípios de Sobral, de Quixadá e da Região do Cariri (Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha), e com 191 moradores locais. Os questionários destinados aos docentes e aos discentes foram autoaplicados, isto é, distribuídos aos respondentes para que estes os preenchessem de modo individual e, posteriormente, devolvidos aos auxiliares de pesquisa. Com os moradores locais, empregou-se roteiro semiestruturado de entrevista, aplicado de modo individualizado. Os resultados obtidos com as audiências estudadas (alunos, docentes e moradores locais) nos três campi convergiram para a aceitação de que a UFC causou impactos sociais positivos nos municípios cearenses do interior, dentre os quais: maior dinamização econômica local, implicando crescimento municipal; maior oportunidade de a população local contar com novas formas de qualificação profissional por meio do acesso à UFC; geração de mais postos de trabalho para os moradores locais.

Palavras-chave


ensino superior; avaliação educacional; expansão universitária; Reuni.

Texto completo:

PDF

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.





Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

Licença Creative Commons A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

EdubaseDiadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas BrasileirasLatindex
EZ3 - Elektronische ZeitschriftenbibliothekOEI - Organización de Estados IberoamericanosIbict
Public Knowledge ProjectDOAJ - Directory of Open Access JournalsREDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
 Public Knowledge Project