Representações sociais de estudantes do ensino médio sobre problemas ambientais

Tânia do Carmo, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Neide Maria Michellan Kiouranis, Felipe da Silva Triani

Resumo


A investigação refere-se às representações sociais de alunos do ensino médio sobre problemas ambientais de uma cidade do noroeste do Paraná e foi motivada pela importância da inserção, no ensino de ciências, das questões ambientais, bem como do seu reconhecimento para a tomada de atitudes. Os dados foram recolhidos por meio da técnica de evocação livre de palavras e analisados segundo a abordagem estruturalista da Teoria das Representações Sociais, em uma turma de primeiro e outra de terceiro ano do ensino médio. Conclui que, nas duas turmas investigadas, há indícios de representações sociais naturalistas dos problemas ambientais.

 


Palavras-chave


ensino de ciências; meio ambiente; teoria das representações sociais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3411

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Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

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