Ensino do algoritmo de multiplicação por intermédio do ábaco romano

Wilter Freitas Ibiapina

Resumo


Este artigo descreve os resultados de um estudo cujo objetivo foi a aplicação de uma alternativa didática com base no uso do ábaco romano para o ensino de multiplicação, desenvolvido com alunos do 2º ano do ensino fundamental. Foi utilizada como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, visto que o objeto analisado se ajusta aos objetivos dessa modalidade de pesquisa. Quanto aos procedimentos, a investigação pode ser tratada como uma pesquisa-ação, desenvolvida no próprio ambiente escolar. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: observação, diário de bordo, questionários, entrevista e análise documental. Assim, com base nos resultados, pode-se indicar o uso pedagógico do ábaco romano para o ensino do algoritmo de multiplicação.

 


Palavras-chave


ábaco romano; ensino de matemática; multiplicação; algoritmo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3484

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Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

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