Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã: bases teórica e epistemológica

Karina Augusta Limonta Vieira

Resumo


Este artigo apresenta e discute as bases teórica e epistemológica da atual Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã (AEHCA), tendo duas questões norteadoras: (1) qual é o seu campo de conhecimento e (2) quais são suas bases epistemológicas e teóricas? A AEHCA reconhece a educação como ciência e tem como ponto de partida o ser humano e suas dimensões educacionais, fazendo da educação um campo de conhecimento construtivo e reflexivo por meio de uma abordagem interdisciplinar, transdisciplinar, intercultural e transcultural, aberta a teorias e métodos, o que leva à reflexão sobre o ser humano em si e sua educação.

 


Palavras-chave


antropologia educacional; epistemologia da educação; fundamentos da educação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3497

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Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

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