Classes multisseriadas no Acre

Teresa Kazuko Teruya, Maristela Rosso Walker, Marcondes de Lima Nicácio, Maria Joana Manaitá Pinheiro

Resumo


Analisa o ensino multisseriado de uma escola localizada na zona rural de Cruzeiro do Sul, no Estado do Acre, onde as aulas do 1º ao 5º ano são ofertadas numa mesma sala. Realizamos entrevistas, observações in loco e análise documental para verificar se a disposição da sala de aula, em fila por série, prejudica a aprendizagem e para identificar as dificuldades dos alunos no ensino multisseriado. Refletimos sobre a educação rural, o ensino multisseriado e a mediação docente para trabalhar conceitos e conteúdos diversos desde a alfabetização até o 5º ano do ensino fundamental, na perspectiva histórica e cultural. Concluímos que existem possibilidades de aprendizagem nos modelos multisseriados de ensino, mas há lacunas, apesar de o professor se desdobrar para ensinar e produzir conhecimento nas salas multisseriadas.

Palavras-chave


escola multisseriada; formação de professores; mediação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.94i237.378

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.





Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

Licença Creative Commons A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

EdubaseDiadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas BrasileirasLatindex
EZ3 - Elektronische ZeitschriftenbibliothekOEI - Organización de Estados IberoamericanosIbict
Public Knowledge ProjectDOAJ - Directory of Open Access JournalsREDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
 Public Knowledge Project