Cenas da inclusão: modelos e intervenções em experiências portuguesa e brasileira

Cristina Lucia Maia Coelho

Resumo


Analisa modelos de inclusão e intervenções pedagógicas nos contextos
brasileiro e português, assim como o seu impacto no desenvolvimento de
alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Para a realização
da pesquisa, houve entrevistas com professores e consulta à legislação
sobre educação especial. No Brasil, foi relatada a pesquisa Cognição
em movimento, baseada nos pressupostos da avaliação interativa; em
Portugal, o trabalho concentrou-se na região do Minho, dividindo-se
nas temáticas Intervenção Precoce (IP), dificuldade de aprendizagem
e Plano Individual de Transição (PIT). Observou-se um gap entre os
modelos teóricos de inclusão e as intervenções adotadas, com variações
em diferentes contextos, ainda que mantidos os princípios da política de
inclusão. O acompanhamento do desenvolvimento dos alunos fez perceber
uma indissociabilidade entre os sistemas microssociais e as condições
macrossistêmicas.

Palavras-chave


Inclusão, alunos com necessidades educativas especiais, intervenção psicopedagógica

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.94i236.392

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Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

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