Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação

Wanda Maria Junqueira de Aguiar, Sergio Ozella

Resumo


Pretende aprimorar uma proposta de análise dos sentidos presentes
no discurso, já publicada em 2006 pelos mesmos autores. Na primeira
parte, é destacada a importância do referencial teórico e metodológico, no
caso o da Psicologia Sócio-Histórica, e suas implicações para a apreensão
dos sentidos. Para isso, discute algumas categorias, como mediação,
historicidade, sentido e significado. Na segunda parte, é retomada a
proposta já feita dos núcleos de significação como meio de se apreender os
sentidos, mas à luz de novas reflexões e teorizações. Para ilustrar a forma
de proceder à análise, um novo exemplo é apresentado, sendo que, nesse
processo, foi possível avançar tanto no que se refere aos procedimentos
de análise de material discursivo quanto na teorização essencial a todo
o processo.

Palavras-chave


Sentidos, Núcleos de Significação, Psicologia Sócio Histórica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.94i236.400

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Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

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