Apresentação

Editoria Científica

Resumo


Reconhecido em convenções e acordos internacionais, o direito de todos à educação está formalmente garantido na legislação de praticamente todos os países na atualidade, o que permite que, em casos de violação, ele seja exigido pelos cidadãos junto às instituições dos sistemas político e jurídico. Essa prerrogativa é necessária, pois a declaração formal do direito não assegura linearmente sua vigência, sobretudo em sociedades desiguais em que determinados grupos estão sujeitos a discriminações, o que faz com que na inscrição dos direitos nas leis resida sempre uma dimensão de luta por igualdade e justiça (CURY, 2002, p. 247). A exigência dos direitos, por sua vez, requer a consciência dos titulares, o que implica a educação para a cidadania, necessária tanto no que se refere aos direitos universais quanto aos direitos diferenciados de grupos minoritários.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i253.4199

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.





Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

Licença Creative Commons A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

EdubaseDiadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas BrasileirasLatindex
EZ3 - Elektronische ZeitschriftenbibliothekOEI - Organización de Estados IberoamericanosIbict
Public Knowledge ProjectDOAJ - Directory of Open Access JournalsREDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
 Public Knowledge Project