Avaliação educacional: tratamento do tema na Rbep no período de 1998 a 2010

Sandra M. Zákia L. Sousa

Resumo


Tendo como referência 22 artigos que tratam do tema avaliação educacional, publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) no período de 1998 a 2010, destaca as características dessas produções e identifica focos privilegiados pelos autores no tratamento do tema. Evidencia a diversidade de abordagens, objeto dos artigos, no entanto, constata recorrência das que dizem respeito às iniciativas de avaliação do governo federal direcionadas à educação básica ou ao ensino superior, sendo parte dessa produção de autoria de profissionais que ocupavam, à época de sua publicação, funções na estrutura organizacional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ou atuavam como assessores na referida instituição. Ao realçar contribuições propiciadas pela Revista para estudo do tema avaliação educacional, o texto alerta para a oportunidade de o periódico vir a induzir a divulgação de artigos que abarquem diferentes referenciais analíticos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.93i234.445

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Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

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