A história da educação na Rbep (1999-2011)

Bruno Bontempi Jr. Bontempi Jr.

Resumo


Trata-se de exame dos artigos de história da educação publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos entre os anos de 1999 e 2011. Tem como objetivos: inventariar os temas principais, os períodos históricos tratados, os modos e critérios de periodizar, o léxico conceitual e os referenciais de análise presentes; relacionar esses caracteres ao perfil do periódico e aos padrões atuais de escrita, publicação e circulação dos resultados da pesquisa acadêmica na pós-graduação brasileira; ponderar sua representatividade no quadro das tendências apontadas pela historiografia e nos balanços, bem como o modo pelo qual respondeu às mudanças quantitativas e qualitativas conhecidas, desde meados de 1980, na história da educação praticada no Brasil. Conclui-se que o conjunto expressa algumas das características da atual historiografia da educação brasileira, mas não a espelha integralmente, pela incidência da ação seletiva e interveniente do campo educacional e do próprio periódico, para os quais a história da educação é um dos modos de abordagem de temas definidos no espectro dos problemas da educação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.93i234.452

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.





Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

Licença Creative Commons A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

EdubaseDiadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas BrasileirasLatindex
EZ3 - Elektronische ZeitschriftenbibliothekOEI - Organización de Estados IberoamericanosIbict
Public Knowledge ProjectDOAJ - Directory of Open Access JournalsREDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
 Public Knowledge Project