A Filosofia da Educação na Rbep: o debate filosófico nos últimos 15 anos

Antônio Joaquim Severino

Resumo


Ao ensejo de analisar os trabalhos da área de Filosofia da Educação publicados nos últimos 15 anos nas páginas da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep), o artigo busca explicitar a contribuição deles para o debate das questões educacionais de modo a evidenciar o lugar e a importância que o veículo atribuiu à análise filosófica no período. Procura identificar as temáticas e as preocupações centrais expressas pelos trabalhos divulgados, bem como as perspectivas dessas abordagens, ao mesmo tempo que propõe a discussão das tarefas que cabem à Filosofia da Educação e delineiam sua identidade e a especificidade de sua contribuição para o entendimento do sentido da educação tanto no âmbito teórico como na esfera prática. Argumenta então que, de uma perspectiva epistemológica, cabe-lhe elucidar as questões do conhecimento no campo educacional; de uma perspectiva axiológica, cabe-lhe explicitar os valores que sustentem a prática educativa; e, de uma perspectiva ontológica, cabe-lhe descrever a condição existencial do homem como pessoa e como ser histórico e social em processo permanente de autoconstrução.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.93i234.453

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.





Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

Licença Creative Commons A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

EdubaseDiadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas BrasileirasLatindex
EZ3 - Elektronische ZeitschriftenbibliothekOEI - Organización de Estados IberoamericanosIbict
Public Knowledge ProjectDOAJ - Directory of Open Access JournalsREDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
 Public Knowledge Project