A dialética inclusão/exclusão na experiência do programa UFGInclui

Anita Cristina Azevedo Resende, Edna Mendonça Oliveira Queiroz, Gina Glaydes Guimarães Faria

Resumo


Apresenta uma análise dos dados da pesquisa “As contas da dialética inclusão/exclusão: a experiência das cotas na UFG”, em desenvolvimento na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG), com o objetivo de apreender as mediações e os processos implicados nessa dialética a partir da experiência dos alunos ingressantes em 2009 pelo Programa UFGInclui. A pesquisa revela tendências que apontam – por dentro do próprio grupo dos estudantes ingressantes pelo Programa UFGInclui – que a desigualdade socioeconômica e suas consequências se recolocam, acentuando-se e expressando novos patamares de exclusão. Assim, entre os “excluídos”, a exclusão se reproduz e a inclusão se efetiva de maneira desigual.

Palavras-chave


ações afirmativas; dialética inclusão/exclusão; Programa UFGInclui.

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.93i233.462

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