Capacidade explicativa de questionários de contexto: aspectos metodológicos

Odival Faccenda, Adilson Dalben, Luiz Carlos de Freitas

Resumo


Tem como objetivo apresentar a metodologia para a redução do número de variáveis, a descrição de cada um dos constructos elaborados e as medidas produzidas durante a Análise Fatorial Exploratória (AFE). Usou-se a base com dados longitudinais produzidos pelo “Projeto Geres 2005”, que acompanhou uma mesma amostra de alunos durante os quatro primeiros anos do ensino fundamental em cinco cidades brasileiras. Os índices aceitáveis de validade e confiabilidade dos fatores resultantes dos diferentes questionários de contexto permitem o seu uso em outras pesquisas. O trabalho também oferece subsídios metodológicos para futuros estudos longitudinais em painel e constata que os recursos estatísticos, apesar de transmitirem a ideia de precisão, são, na verdade, ferramentas que orientam as decisões dos pesquisadores, seja na tolerância usada diante dos diversos valores, seja na decisão conceitual aplicada na definição dos constructos.

Palavras-chave


análise multivariada; estudo longitudinal; survey

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.92i231.530

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.





Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

Licença Creative Commons A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

EdubaseDiadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas BrasileirasLatindex
EZ3 - Elektronische ZeitschriftenbibliothekOEI - Organización de Estados IberoamericanosIbict
Public Knowledge ProjectDOAJ - Directory of Open Access JournalsREDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
 Public Knowledge Project