Um programa de formação de professores: o caso da Universidade de São Paulo

Maria Angélica Penatti Pipitone, Edna Maura Zuffi, Noeli Prestes Padilha Rivas

Resumo


Este trabalho relata o percurso, da definição à implantação, a partir de 2004, do Programa de Formação de Professores da Universidade de São Paulo-USP. Toma como recurso de análise, a trajetória de implantação do referido Programa no interior de duas unidades dessa universidade, a partir do estudo das diretrizes oficiais para a formação de professores e dos aspectos teórico-metodológicos que permeiam estas normas legais. O processo, aqui trazido, aponta desafios de toda ordem, como, por exemplo, o desenvolvimento dos conceitos de estágio supervisionado, de prática como componente curricular e de atividades acadêmico-científico-culturais, além das dificuldades inerentes à construção de uma nova identidade docente, no interior dos cursos de licenciatura e na própria Universidade.

Palavras-chave


formação de professores; licenciaturas; ensino

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.91i227.607

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