A pesquisa da prática pedagógica e a política de formação de professores: conhecimento, desafio, compromisso na representação social de ex-alunos de Pedagogia

Romilda Teodora Ens

Resumo


O presente estudo faz um levantamento das representações sociais de ex-alunos sobre formação de professores e a inserção da pesquisa na formação inicial e na prática docente. Com o objetivo de compreender qual representação de pesquisa emerge de ex-alunos de um Curso de Pedagogia, fez-se uso da técnica do grupo focal e a análise apoiou-se no aporte da teoria das representações sociais e da política de formação de professores no Brasil. Os resultados obtidos apontam contradições na implementação da proposta de “Pesquisa da Prática Pedagógica” (PPP), eixo fundamental do currículo do Curso investigado, ressaltando aspectos voltados ao conhecimento adquirido, ao compromisso e desafios da proposta. Na representação dos ex-alunos, a pesquisa para os professores vai desde uma concepção “simplista” (fragmentada) a uma diversidade de fundamentos epistemológicos, as quais se repetem na apresentada pelos participantes do grupo focal. A pesquisa assume, portanto, relevância tanto na formação inicial para a docência quanto na formação continuada do professor formador.

ABSTRACT

RESEARCH OF THE PEDAGOGICAL PRACTICE AND THE POLICY OF FORMATION FOR TEACHERS: KNOWLEDGE, CHALLENGE, COMMITMENT IN THE SOCIAL REPRESENTATION OF EX-STUDENTS OF PEDAGOGY

The purpose of this study is to draw a map of the social representations that ex-students of Pedagogy have about the formation of teachers and the inclusion of the research in the initial formation and the teaching practice. The aim is to understand what representation of research comes out from ex-students of a Pedagogy course. It was used the focal group technique to obtain data and the analysis of the information obtained was based on the theory of social representations as well as the Brazilian policy of formation for teachers. The results obtained revealed contradictions in the implementation of the proposal of the “Research of the Pedagogical Practice” – Pesquisa da Prática Pedagógica (PPP) – fundamental axis in the curriculum of the course investigated, regarding aspects such as knowledge, the commitment and challenges of the proposal. In the representation of ex-students, the research for teachers range from naïve (fragmented) to a wide diversity of epistemological principles that are frequently presented by the participants of the focal group. The research assumes, therefore, an important role not only in the initial formation for teaching but also in the continuous formation of formation professors.

Key-words: Policy of education; Formation of teachers; Social Representations; Research; Pedagogical Practice.

Palavras-chave


Política da Educação; Formação de Professores; Representações Sociais; Pesquisa; Prática Pedagógica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.91i227.608

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Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

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