A pesquisa em políticas públicas numa perspectiva histórica

André Luiz Paulilo

Resumo


O artigo pretende apreender como a história das políticas educacionais vem sendo apropriada pela área de História da Educação enquanto campo de investigação. Para tanto, analisa as contribuições da sociologia política no campo. Discorre, também, sobre o levantamento, organização e ampliação da massa documental a ser utilizada nas análise das políticas educacionais. Este artigo chama a atenção ainda para o concurso da noção de cultura escolar nas investigações que utilizam os arcabouços aqui discutidos. Ao final, aponta alguns dos desafios que precisam ser levados em conta na investigação histórica e para o aprofundamento teórico metodológico das pesquisas em história das políticas educacionais.

Palavras-chave


Políticas Públicas; Políticas educacionais; História da Educação

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.91i229.626

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Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

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