A relação família-escola: implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental

Adriana Varani, Daiana Cristina Silva

Resumo


O objetivo do trabalho foi compreender a relação família-escola e suas possíveis implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, através de um estudo de caso em uma escola pública. Foram construídos os seguintes indicadores de análise: alternativas da escola para aproximar os pais da vida escolar dos filhos; tipo de participação das famílias; e implicações da relação família-escola no desempenho dos alunos. Como resultados, a análise dos dados confirma a tese de que embora a família exerça um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, ela não pode ser considerada como a única responsável pelo seu sucesso ou fracasso escolar. O estudo também evidencia e reflete sobre as diversas possibilidades da participação da família no cotidiano escolar.

Palavras-chave


Relação escola-família. Desempenho escolar. Fracasso escolar.

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.91i229.627

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