A argumentação em aulas de ciências como uma alternativa ao uso das novas tecnologias da informação e comunicação em cenários comuns à escola pública brasileira

Altamir Souto Dias, Ana Paula Bispo da Silva

Resumo


Este trabalho foi escrito a partir da experiência pessoal de um dos autores e constitui uma breve reflexão acerca do papel das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) em cenários comuns à escola pública das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Motivou-nos à realização do mesmo a percepção de que as TIC’s têm recebido considerável atenção dos educadores e muitos são os trabalhos voltados para o seu emprego educacional nos últimos anos, sendo, contudo, uma limitada parcela destes realizada com o fim de se refletir criticamente o seu emprego na educação escolar, conforme evidenciou-nos a nossa revisão bibliográfica da área. Assim, expomos e discutimos exemplos nítidos de declarações em nossa opinião irrefletidas sobre a utilidade das TIC’s no ensino de ciências e, em seguida, sugerimos, sem pretensão de apresentar um recurso substitutivo, o desenvolvimento de atividades que envolvam a argumentação em salas de aula como uma alternativa ao uso das TIC’s.

Palavras-chave


Tecnologias da Informação e Comunicação; argumentação; ensino de ciências

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.91i229.633

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Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

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