Atividades lúdicas e literatura infantil na prática pedagógica: evidências de uma amostra de escolas no Oeste do Brasil

Maria Auxiliadora Negreiros de Figueiredo Nery, Débora Catarina Silva, Paulo N. Figueiredo

Resumo


Muito embora haja vários estudos que apontem para a importância do uso da literatura infantil e de atividades lúdicas para o processo de ensino-aprendizagem, ainda há escassez de estudos que avaliem não apenas a incidência, mas a maneira como tais atividades são usadas em escolas, principalmente em um contexto distante dos centros economicamente desenvolvidos do Brasil. Este artigo examina essas questões em uma pequena amostra de 20 escolas de educação infantil e de ensino fundamental em Corumbá-MS, um município localizado no lado oeste do Centro-Oeste brasileiro: oito municipais, quatro estaduais e oito da rede privada. Baseando-se em evidências empíricas de primeira mão, colhidas diretamente nas escolas pesquisadas por meio de um extensivo trabalho de campo e de técnicas múltiplas de coleta de dados, este estudo indica que, pelo menos nessa amostra de escolas, a adoção das práticas pedagógicas baseadas em atividades lúdicas e no uso da literatura infantil é variada tanto em termos de sua incidência como em termos do modo como são usadas. Essa heterogeneidade foi encontrada tanto dentro de cada categoria de escola (estadual, municipal ou privada) como entre as três categorias. As evidências sugerem que a carência de uma formação específica dos professores parece ser um inibidor crucial à adoção e ao uso adequado de atividades lúdicas na prática pedagógica das escolas pesquisadas. Recomendamos, portanto, uma substancial melhoria da formação dos professores no sentido de proporcionar-lhes uma formação mais compreensiva, a fim de ampliar e aprimorar o seu entendimento sobre a real importância das atividades lúdicas para o processo de aprendizagem interativa e criativa. Isto, por sua vez, implicaria uma convergência de esforços por parte não apenas da gestão das escolas, mas também das universidades, que formam os professores, e dos formuladores de política pública, local e nacional, que podem influenciar na provisão de recursos físicos, financeiros e humanos.

Abstract
Ludic activities and children literature in the pedagogic practice: evidence from a sample of schools from Mid-West in Brazil

Although there are various studies pointing to the importance of ludic activities and children literature to the teaching-learning process, there is still a scarcity of studies that assess not only the incidence, but also the manner in which such activities are used in schools, particularly in a context which is far away from the developed areas of Brazil. This article examines such issues in a sample of 20 schools of pre school education and the initial series of primary school in Corumbá, a town located on western side of the state of Mato Grosso do Sul, in Mid-west Brazil: eight private schools, eight municipal schools, and four state schools. Drawing on first-hand empirical evidence collected directly in the sampled schools on the basis of an extensive fieldwork and multiple data-gathering techniques, this study indicates that, at least within this sample of schools, the adoption of pedagogic practices based on the use of ludic activities and child literature is varied either in terms of their incidence or in terms of the way in which they are implemented. Such heterogeneity was found both within each category of schools (private, municipal or state) and across these three categories. The lack of a proper training of teachers seems to be a crucial inhibitor of an adequate use of such ludic activities in the pedagogic practice of the researched schools. Thus, we recommend more focused and refined efforts on the qualification of teachers in order to expand their knowledge and skills and so that they can perform as facilitators of an interactive and creative teaching and learning processes. Such efforts should be made not only within the schools themselves, but also at the level of universities, that train teachers, and policy makers, at both local and national levels, that can influence the provision of physical, financial and human resources.
Keywords: Children literature; ludic activities; Pedagogic practices; Mid West Brazil

Palavras-chave


atividades lúdicas; literatura infantil; práticas pedagógicas; Centro-Oeste brasileiro.



DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.89i223.693

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Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

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