Avaliação da escrita em jovens e adultos

Susana Gakyia Caliatto, Selma de Cássia Martinelli

Resumo


O objetivo deste trabalho foi o de analisar a escrita ortográfica em atividade de ditado e de reescrita de uma lenda. Participaram 57 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de uma cidade do interior de São Paulo, sendo que 27 (47,37%) cursavam a terceira série do ensino fundamental e 30 (52,63%) cursavam a quarta série. A análise dos resultados foi possível a partir da categorização e da análise comparativa dos erros apresentados nas atividades. Os resultados indicaram que as principais dificuldades de escrita se relacionam ao apoio na oralidade, mais especificamente quando se trata de palavras que empregam sílabas compostas, dígrafos e letras que representam vários sons. Na escrita de frases e textos, destaca- se a dificuldade de segmentar as palavras. Os tipos de erros mais freqüentes foram semelhantes nas duas atividades de escrita propostas.

Palavras - chave: avaliação; escrita; ortografia; Educação de Jovens e Adultos.



Abstract

The object of the present work was to analyze the spelling in dictation activities and rewriting of a folk lore tale. The participants were 57 students from the program of Education of Young and Adults ( EJA) from a city situated in the interior of Sao Paulo state –Brazil, being 27 (47.37%) in 3rd grade primary school and 30 (52.63%) in the 4th grade. The analysis of the results was possible through the categorization and comparative analysis of the mistakes shown in the activities. The results showed that the difficulties regarding writing are most related to the support in oral speech mainly when it comes to compound- syllable words, digraphs and letters that can represent several sounds. When it comes to writing, phrases and texts, the difficulty to segment the words are pointed out. The most frequent kinds of mistakes were the same in the two writing activities given.

Key words: Evaluation; Writing; Spelling; The Young and Adults.

Palavras-chave


avaliação; escrita; ortografia; educação de jovens e adultos; evaluation; writing; spelling; the young and adults

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.89i222.701

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.





Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

Licença Creative Commons A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

EdubaseDiadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas BrasileirasLatindex
EZ3 - Elektronische ZeitschriftenbibliothekOEI - Organización de Estados IberoamericanosIbict
Public Knowledge ProjectDOAJ - Directory of Open Access JournalsREDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
 Public Knowledge Project