Usos e funções dos estudos promovidos pelos Centros de Pesquisas do Inep entre as décadas de 1950 e 1970*

Márcia Santos Ferreira

Resumo


A partir da identificação dos projetos de pesquisa promovidos pelo Centro Brasileiro e pelos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais do Inep, entre meados da década de cinqüenta e o início da década de setenta, discuto os seus diversos usos pelo Estado e as suas funções na estruturação do campo educacional brasileiro. Tais usos e funções e suas modificações ao longo do tempo são tomados como expressões do baixo grau de autonomia relativa gozado por este campo no Brasil, sobretudo em uma época em que os cursos de pós-graduação em educação ainda não estavam consolidados no País e eram as instituições oficiais as principais promotoras e financiadoras da pesquisa educacional brasileira.

Palavras-chave: pesquisa educacional, política educacional, educação brasileira.



Starting from the identification of the research projects developed from the mid-fifties to the early seventies by the Brazilian Center for Educational Research of the National Institute for Educational Research and Studies – Anísio Teixeira (INEP) and its Regional Research Centers, I discuss their diverse uses by the State and their functions in the structuring of the Brazilian educational field. Such uses and functions and their modifications in time are taken as expression of the low degree of relative autonomy of the educational field in Brazil, especially at a period when graduate programs in education were not yet consolidated in the country and the State was the main agency of the Brazilian educational research and its main source of funding.

Keywords: educational research, educational policy, Brazilian
education.

Palavras-chave


pesquisa educacional, política educacional, educação brasileira.

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.89i221.725

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