A pedagogia da Escola do Trabalho e a formação integral do trabalhador

João Bosco Laudares, Adilene Gonçalves Quaresma

Resumo


Apresenta a prática pedagógica da Escola do Trabalho, no contexto da formulação e construção da educação da classe operária posterior à Revolução Russa, a partir das idéias de Marx e Engels sobre educação. As questões apresentadas têm por referência pesquisa bibliográfica e empírica sobre a Formação Integral do Trabalhador, na qual buscou-se identificar os elementos históricos, conceituais e pedagógicos que envolvem tal conceito, bem como experiências concretas que visam construir uma prática pedagógica que estabeleça relações entre trabalho e educação objetivando a capacitação do trabalhador para maior intervenção política no processo social vigente. Prioriza-se, portanto, a apresentação e análise da pedagogia da Escola do Trabalho. A pesquisa que se toma por referência resultou em dissertação no Mestrado em Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG), área de concentração Educação Tecnológica.

Palavras-chave: prática pedagógica; relação trabalho-educação; capacitação do trabalhador.



Abstract

This paper aims to present a Pedagogical practice from the 'School of Work', about the education originated from Marx and Engel's conceptions, inside a context of formulation and structure of worker's education after the Russian Revolution. The questions presented are referenced on bibliographic and empirical research about the Worker's Integral Formation. These researches try to identify the historical elements; conceptual and pedagogical concepts that are involved in it; as well as concrete experiences that seek to construct a Pedagogic practice, which determine relations between education-work aiming at the Worker's ability to a deeper political intervention at the actual process. Therefore, an introduction and a pedagogical analysis of the Worker's School take priority. This research results in a master's dissertation in Education Technology in CEFET-MG, Federal Centre of Technological Education from Minas Gerais - Brazil.

Keywords: worker's school; worker's integral formation; work and education.

Palavras-chave


prática pedagógica; relação trabalho-educação; capacitação do trabalhador

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.88i220.737

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.





Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

Licença Creative Commons A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

EdubaseDiadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas BrasileirasLatindex
EZ3 - Elektronische ZeitschriftenbibliothekOEI - Organización de Estados IberoamericanosIbict
Public Knowledge ProjectDOAJ - Directory of Open Access JournalsREDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
 Public Knowledge Project