A formação de professores para o início da escolarização: uma reflexão a partir da abordagem sociocultural construtivista

Mírian Barbosa Tavares Raposo, Diva Maria Albuquerque Maciel

Resumo


Este artigo faz parte de um estudo mais amplo, sobre formação de professores, que investigou os processos envolvidos na aprendizagem do professor que o ajudam a transformar os conhecimentos teóricos e práticos tratados no curso em ferramenta para organização de seu trabalho pedagógico. O estudo, baseado nos pressupostos teóricos e metodológicos da abordagem sociocultural construtivista, foi desenvolvido em um curso de Pedagogia semipresencial, oferecido pela UnB, para professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. Aqui apresentamos os fundamentos teóricos e a organização pedagógica do curso e os resultados co-construídos com coordenadores e com uma aluna, professora da 1ª série do ensino fundamental. Por meio de análise documental, observação participante e entrevistas semi-estruturadas, identificamos o processo de aprendizagem e co-construção de conhecimento da professora-aprendiz, analisados por meio de três categorias teóricas, quais sejam: o exercício reflexivo, o papel ativo do aprendiz e o papel do outro.

Palavras-chave: Formação de professor; Abordagem sociocultural construtivista; Relação teoria e prática.



Abstract

This article is part of a broader study on teacher formation, which investigated the process involved into learning and help him/her to transform theory and practice knowledge treated on the formation course into tools to organize his/her pedagogical work. The study, based on methodological and theoretical supports of sociocultural constructivism, was developed in a semi-presential Pedagogy course, offered by UnB, to public network teachers of Distrito Federal. In here, we present the theoretical foundations and pedagogical organization of the course and the co-built results with course coordinators and a female student, first grade teacher in an elementary school. By means of documental analysis, observation and semi-structured interviews, we identified the learning process and the co-build knowledge of the teacher-student, analyzed by three theoretical categories, such as: reflexive exercise; student's active role; and the role of the other.

Keywords: teacher training; sociocultural constructivism; theorypractice relationships.

Palavras-chave


Formação de professor; Abordagem sociocultural construtivista; Relação teoria e prática

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.88i220.741

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Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

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