As interferências da contemporaneidade no trabalho docente

Elisabeth Caldeira Villela

Resumo


Aborda a maneira como os professores, nos últimos anos, procuram reestruturar seu trabalho docente, na tentativa de corresponder às expectativas e pressões da condição social contemporânea. Destaca algumas dimensões, tais como: a flexibilidade ocupacional e a complexidade organizacional; a dúvida e a insegurança nacionais instaladas pela globalização; a incerteza moral e científica; a fluidez organizacional; a ansiedade pessoal; a sofisticação e a complexidade tecnológica; e a compressão do tempo e do espaço. Essas questões interferem no trabalho docente marcado por des-construções e dissoluções e conduzem dúvidas e questionamentos. Apesar da tentativa de mudança educativa se tornar um discurso dominante, a questão não é assim tão simples, pois pode-se dizer que o trabalho docente se torna mais intenso à medida que assume novos requisitos sobre as condições, a natureza e a organização do ensino. Trata-se realmente de um grande desafio.

Palavras-chave: trabalho docente; contemporaneidade; tentativa de mudança.



Abstract

This article addresses the way in which teachers, in recent years, have sought to restructure their teaching practice, in an attempt to live up to the expectations and pressures of contemporary society. It highlights some dimensions, such as: occupational flexibility and organizational complexity, national doubts and insecurities brought by globalization, moral and scientific uncertainty, organizational fluidity, personal anxieties, the sophistication and complexity of technology, and the compression of time and distance. These issues interfere in the teaching practice, which is marked by deconstructions and dissolutions, and lead to doubts and questionings. Despite the attempts to make educational change a dominant discourse, the issue is not so simple, as it can be said that teaching practice becomes more intense as it takes on new requirements concerning the conditions, nature and organization of education. This is the great challenge.

Keywords: teaching practice, contemporaneity, attempt to hange.

Palavras-chave


trabalho docente; contemporaneidade; tentativa de mudança.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.88i219.745

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.





Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

Licença Creative Commons A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

EdubaseDiadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas BrasileirasLatindex
EZ3 - Elektronische ZeitschriftenbibliothekOEI - Organización de Estados IberoamericanosIbict
Public Knowledge ProjectDOAJ - Directory of Open Access JournalsREDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
 Public Knowledge Project