A experiência de uma escola rural no contexto do projeto de desenvolvimento local de Massaroca, semi-árido baiano

Edmerson dos Santos Reis, Edonilce da Rocha Barros

Resumo


Apresenta a experiência de uma escola rural idealizada, construída e operacionalizada na dinâmica de um projeto de desenvolvimento local iniciado em 1986, a da Escola Rural de Massaroca (Erum), localizada na Fazenda Lagoinha, no Distrito de Massaroca, município de Juazeiro, situado no coração do semi-árido baiano. A escola foi construída depois de dez anos de existência do “Projeto”, a partir de uma demanda do Comitê das Associações Agropecuárias de Massaroca (Caam). A abordagem metodológica baseia-se na utilização dos estudos qualitativos, que permitem respeitar a dimensão temporal de avaliar a causalidade local para formular explicações. O conteúdo revela um dos múltiplos olhares sobre a experiência, sistematizada por educadores que vivenciaram o processo de execução do projeto. Na primeira década de execução deste, as preocupações eram mais voltadas para o campo da produção agropecuária e da organização dos produtores, com o objetivo de assegurar e prosseguir o esforço de geração, adaptação e difusão das inovações tecnológicas. Com a evolução dessas questões, percebeu-se que a educação era o elemento preponderante para o entendimento e a assimilação do novo modo de pensar, agir e viver no local. Surgiu daí a necessidade de introduzir os temas culturais e educativos, firmando-se como prioridades para um desenvolvimento local sustentável vinculado às competências humanas e aos recursos naturais das comunidades, contexto no qual surgiu a Erum.

Palavras-chave: desenvolvimento local; escola rural; comunidade.



Abstract

The article aims at presenting the experience of an idealized rural school, built and operationalised in the context of a local development project that started in 1986. It concerns the Rural School of Massaroca (Erum), located in the Lagoinha Farm, district of Massaroca, Juazeiro, situated in the middle of the semi arid of Bahia state. The school was built after 10 years of existence of the “Project”, from a demand of the Farming Associations Committee of Massaroca (Caam). The methodological approach was based on the use of qualitative studies that allow one to respect time dimension; to evaluate the local causalities to formulate explanations. The content of the article discloses one of the multiple approaches to the experience, systematized by educators who have lived the execution process of the project. In the first decade of the execution of the development project, the concerns were more driven to farming production and to the organization of the producers, with the objective of ensuring and continuing the effort of generation, adaptation and diffusion of the technological innovations. With the evolution of these questions, one perceived that the education was a key element for the understanding and assimilation of the new way of thinking, acting and living in the region. Therefore, there was the necessity of introducing cultural and educational subjects, prioritizing a sustainable local development linked with human abilities and with the natural resources of the communities, context in which Erum was created.

Keywords: local development; rural school and community.

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.87i216.797

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