As concepções de professores de um curso a distância sobre o papel do fórum on-line

Erlinda M. Batista, Shirley T. Gobara

Resumo


Focaliza o papel do fórum on-line na concepção dos professores que atuaram em um curso de pós-graduação lato sensu a distância, realizado em uma instituição pública de ensino superior. Os fóruns on-line associados a cursos são meios de interações assíncronas entre professores e alunos. Os fóruns das disciplinas do curso investigado foram observados e os sujeitos (professores e alunos), entrevistados no período de agosto de 2004 a junho de 2005. As análises desses dados se basearam na noção de situação didática e contrato didático de Brousseau (1996, apud Silva, B., 2002), nos conceitos de interação social e aprendizagem de Vigotsky (2000) e nas idéias sobre a formação do professor de educação a distância (EaD), discutidas por Belloni (2001). Essas análises foram complementadas com discussões sobre a formação de comunidades de aprendizagem on-line e o papel do professor e do aluno virtual, segundo Palloff e Pratt (2004), e sobre os conceitos de ambientes digitais de aprendizagem de Almeida (2003). Conclui que as concepções de fórum dos professores do curso mencionado são oriundas de formação e práticas presenciais e que há poucos incentivos para atualização permanente desses profissionais. Constatou-se a necessidade de investimentos do poder público na formação continuada dos professores de EaD, que contribuam para mudanças de suas concepções e resultem em transformações de suas ações no ambiente virtual, necessárias para a sociedade da informação.

Palavras-chave: fórum on-line; interação; educação a distância.



Abstract

This article reports a case study, which focused the role of the on-line forum in the conception of the teachers who worked in a post-graduation lato sensu distance course held by a public university. The on-line forums associated with courses are means of asynchronous interactions between teachers and students. The forums of the subjects of the course at issue were observed and the subjects (teachers and students) were interviewed in the period between August 2004 and July 2005. The analyses of these data were based on Brousseau´s notion of didactical situation and didactical contract (1996), on Vigotsky’s concepts of social interaction and learning (2000), and on the ideas about the formation of distance education teachers (EaD), discussed by Belloni (2001). These analyses were complemented with discussions about the formation of on-line learning communities and the roles of virtual teacher and students according to Palloff and Pratt (2004), and about Almeida’s concepts of digital learning environment (2003). It may be concluded that the conceptions of forum that the teachers of the aforementioned course have are originated from presence formation and practice and that there is little incentive for bringing these professionals up to date. It was concluded that there is a need for State investments in the continuous formation of EaD teachers, so as to contribute to changes in their conceptions and to bring about transformations of their actions in the virtual environment, aspects necessary for the information society.

Keywords: on-line forum; interaction; distance education.

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.87i216.798

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