A importância das estatísticas como instrumento de construção da modernidade educativa no Brasil – décadas de 1930 e 1940

Natália de Lacerda Gil

Resumo


Busca recuperar o processo pelo qual as estatísticas educacionais afirmaram-se como instrumento privilegiado de orientação da gestão pública do ensino brasileiro, durante o governo Vargas. Para tanto, foram sistematizadas as iniciativas que resultaram na consolidação de um sistema nacional de coleta e análise das estatísticas de educação e descritas as funções atribuídas aos números nos discursos oficiais que circularam no período.

Palavras-chave: história da educação; estatísticas educacionais; imprensa periódica; discurso educacional.



Abstract

This article aims at retrieving the process by which the educational statistic data were defined as a privileged tool for the orientation of Brazilian educational policies, during Vargas government. In order to that, the initiatives to build a national apparatus of educational statistics collection and analysis were put together, and the functions of the figures at the speeches during the period analysed were described.

Keywords: history of education; educational statistics; periodic press; educational speech.

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.86i213/214.837

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