A formação da memória no desenvolvimento psíquico: contributo à educação

Lucélia Yumi Inumar, Isilda Campaner Palangana

Resumo


Ao longo da história, juntamente com o trabalho, as funções psíquicas são constituídas e modificadas. Em meio às transformações da sociedade contemporânea, gradualmente, a memória, como uma dessas funções, vem sendo cada vez menos exercitada, devido à disponibilidade de recursos tecnológicos com vistas a esse fim. Tal fato tem sérias implicações socioindividuais, que precisam ser conhecidas. Nessa perspectiva, fundamentando-se nos postulados da Teoria Histórico-Cultural, o presente artigo discute como se dá a formação da memória e, nesse sentido, reúne elementos que sinalizam à educação escolar formas de atuação nesse campo.

Palavras-chave: desenvolvimento psíquico; memória; educação escolar.



Abstract

Psychological functions, coupled to labour, are formed and modified throughout history. In the context of current transformations in contemporary society, memory has been exercised less and less due to technological resources available. This fact has several social and individual implications that should be acknowledged. Based on the Historical and Cultural Theory, the present article discusses the formation of memory and establishes certain factors that mark its exercise within the context of schooling and literacy.

Keywords: psychic development; memory; schooling and literacy.

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.85i209-10-11.879

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Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

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