A força das afinidades: estudo sobre a politização do campo educacional brasileiro

Gilson R. de M. Pereira

Resumo


A partir da análise de artigos publicados em periódicos especializados, a pesquisa investiga as formas assumidas pela politização do campo educacional brasileiro durante os anos de 1978 a 1986. A politização, manifestação de um estado intensamente heterônomo do campo educacional, caracterizou-se, no período, pela aliança ambígua entre educadores e trabalhadores, transfiguração quase irreconhecível das afinidades estruturais entre agentes ocupantes dos pólos dominados, tanto do campo universitário quanto do espaço social geral.

Palavras-chave: autonomia universitária; politização; formação de professores; ensino superior.



Abstract

From analysis of articles published in specialized periodicals, the research investigates the forms assumed by politization from the Brazilian educational field during the years of 1978 to 1986. Politization, manifestation of an intensely heteronomous status of the educational field, as characterized during the period by the ambiguous alliance between educators and workers, transfiguration almost unrecognizable of the structural affinities between occupying agents of the dominated poles both from the academic field and from the general social space.

Keywords: educational field; autonomy; heteronomy; politization; structural affinities.

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.84i206-07-08.890

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Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

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