Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente

Maévi Anabel Nono, Maria da Graça Nicoletti Mizukami

Resumo


Discuti potencialidades dos casos de ensino como instrumentos possíveis de serem utilizados em programas de formação inicial de professores para as primeiras séries do ensino fundamental e para a educação infantil. Fundamenta em pesquisa-intervenção, de natureza qualitativa, desenvolvida em curso de formação de professores. Os resultados apontam possibilidades formativas dos casos de ensino em processos de aprendizagem profissional docente e explicitam conhecimentos profissionais de futuras professoras.

Palavras-chave: formação de professores; casos de ensino; transferência de conhecimentos; docentes.



Abstract

This article discusses the potentialities of teaching cases as possible instruments to be used in teachers' education programs for the early childhood education and the first four years of primary school. It is based on research-intervention, of qualitative nature, developed in teachers' education course. The results point the formative possibilities of the teaching cases in processes of teaching professional learning and indicate professional knowledge of future teachers.

Keywords: teachers' education; teaching cases; teachers' knowledge.

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.83i203-04-05.906

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Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

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