A teoria socioistórica de Vygotsky e a educação: reflexões psicológicas

Anna Paula Brito Lima

Resumo


Propõe uma discussão acerca das principais idéias da teoria socioistórica de Vygotsky, relacionando-a com outras teorias que tiveram destaque no cenário educacional do Brasil nas últimas décadas. Propõe, ainda, situar historicamente tais teorias, considerando o contexto sociopolítico e educacional que possibilitou a sua inserção no panorama da educação em nosso País. Em relação à teoria socioistórica, visa refletir, também, em que medida é possível haver uma apropriação dessa elaboração teórica em sua essência, uma vez que a base filosófica de tal teoria situa-se no materialismo histórico-dialético de Marx e Engels. Isso sugere uma reestruturação da concepção e da política educacional brasileira, pois entende que uma psicologia marxista, como propõe Vygotsky, pressupõe uma pedagogia também marxista.

Palavras-chave: funções psicológicas; educação; história e contexto.



Abstract

This paper proposes a discussion concerning the main ideas on the field of Vygotsky's Socio-Historical Theory, relating it with other prominent theories in Brazilian educational scene of the last decades. It also considers pointing out historically such theories, considering the social, political and educational context that ultimately made possible its insertion into the scenery of the Education in our country. In relation to Vygotsky's Socio-Historical Theory, we complementarily aim at to study; and also, in what measure it is possible to have an appropriation of this theoretical elaboration, in its deep essence, provided the philosophical base of such theory is supported by Marx and Engels's historical-dialectical materialism. This suggests a reorganization of the conception and restructuring, or rebuilding, of Brazilian educational politics, therefore we understand that a Marxist Psychology, as Vygotsky does consider, also presupposes a Marxist Pedagogy.

Keywords: psychological structure; education; history and context.

Palavras-chave


funções psicológicas; educação; história e contexto.

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.81i198.936

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Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

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