Arquitetura escolar: imagens e representações

Helena Moussatche, Alda Judith Alvez-Mazzotti, Tarso Bonilha Mazzotti

Resumo


Analisa a arquitetura de quatro prédios escolares do Rio de Janeiro, construídos em momentos diversos da expansão do ensino público no Brasil: 1870-1880; 1930-1940; 1960-1965; 1980-1990. Trata-se de um estudo de caso-múltiplo, de caráter interdisciplinar, orientado pela Teoria das Representações Sociais, numa abordagem humano-ambiental da Arquitetura. O objetivo principal foi verificar em que medida a arquitetura escolar pode ser considerada como parte integrante da Representação Social de Escola. Apresenta as edificações escolares como "ambientes psicossocialmente representados" que influem na relação afetiva da população com a escola. A análise de conteúdo de documentos, entrevistas e observações permitiu identificar elementos representacionais no ambiente físico das escolas e nos discursos que utilizam a Arquitetura como imagem figurativa da escola. Relacionando elementos da Arquitetura com a representação social (RS) de escola, mostra que, por meio de um processo cíclico de valorização-desvalorização, a arquitetura escolar brasileira assume um papel reponderante na composição da RS de escola adquirindo, simultânea e gradativamente, a RS de "marca de governo". Os resultados indicam também que, no Brasil, a arquitetura escolar tem sido repetidamente apropriada pelos discursos políticos de diversos grupos sociais, canalizando a afetividade dirigida pela população à instituição que representa.

Palavras-chave: representações sociais; representação social de escola; arquitetura escolar.

Abstract

This study analyzes four school buildings located in Rio de Janeiro, Brazil. The facilities were built in different moments of expansion of Brazilian's Public Education system: 1870-80; 1930-40; 1960-65; 1980-90. This is a qualitative multiple-case study oriented by an interdisciplinary approach articulating the Theory of Social Representations with architectural studies focused on the "human-built environment". The objective was to verify if school architecture should be considered as part of the Brazilian Social Representation (SR) of School. The study presents school buildings as "social and psychologically represented environments" which influence people's affection towards schools. A content analysis of documents, interviews, and site observations identified representational elements in the physical environment and in the discourses that utilize school architecture as figurative images of School. The study shows that a cyclic process of valuation-devaluation allowed for Brazilian school architecture to assume a major role in people's SR of School. Architectural elements related to the SR of School help to understand that Brazilian SR of School acquired simultaneously and gradually a meaning of "government logo". The results also indicate that, in Brazil, school architecture has been repetitively appropriated by the political discourse of several social groups, channeling people's affection towards the institution that the architecture represents.

Keywords: social representations; social representations of school; school architecture.

Palavras-chave


representações sociais; representação social de escola; arquitetura escolar.

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DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.81i198.941

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Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

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