A promoção automática na década de 50: uma revisão bibliográfica na RBEP

Cláudia de Oliveira Fernandes

Resumo


Apresenta uma revisão bibliográfica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) acerca do tema da promoção automática na década de 50. O levantamento teve como intenção provocar o debate em torno do pressuposto de que os fundamentos encontrados nos atuais discursos e documentos sobre a organização da escolaridade em ciclos e da progressão continuada muito se assemelham aos de décadas passadas.

Palavras-chave: ciclos; avaliação; promoção automática; progressão continuada; aprovação; repetência; fracasso escolar.


Abstract

This paper presents a review of literature on age-based form allocation policies. Articles reviewed were published at Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) during the 50's. The paper discusses to what extent the present debate about organizing schooling in learning cycles are similar to the arguments advanced at that time.

Keywords: learning cycles; evaluation; automatic progression; age-based form allocation; promotion; repetition; school failure.

Palavras-chave


ciclos; avaliação; promoção automática; progressão continuada; aprovação; repetência; fracasso escolar

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.81i197.958

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.





Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, Brasil. e-ISSN: 2176-6681

Licença Creative Commons A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

EdubaseDiadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas BrasileirasLatindex
EZ3 - Elektronische ZeitschriftenbibliothekOEI - Organización de Estados IberoamericanosIbict
Public Knowledge ProjectDOAJ - Directory of Open Access JournalsREDIB - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico
 Public Knowledge Project