Possíveis contribuições do Enem para a democratização do acesso à educação superior no Brasil

Palavras-chave: acesso ao ensino superior; ações afirmativas; Exame Nacional do Ensino Médio; mobilidade acadêmica

Resumo

Neste artigo, investigamos possíveis efeitos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na democratização da educação no Brasil, especialmente no que tange ao acesso e à permanência no ensino superior. A metodologia se fundamentou em revisão não sistemática da literatura e análise descritiva de dados. A diversidade de argumentos e evidências mapeados e organizados em temas mostrou que há diferentes formas de se conceber a “democratização” e de investigá-la. Com base nesse mapeamento, analisamos os microdados do Censo da Educação Superior de 2018. Os resultados sugerem que, comparado a outras formas de seleção, o Enem contribui para a democratização (no sentido da equidade) do acesso ao ensino superior. Porém, isso provavelmente se deve à sua articulação com as políticas de cota e apoio social, não necessariamente ao exame propriamente dito, constituindo- se evidência da importância de políticas compensatórias integradas a processos seletivos para o ensino superior.

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Biografia do Autor

Rodrigo Travitzki , Instituto Ayrton Senna

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado pela Universidade Beira Interior (UBI, Portugal), atualmente integra a equipe do Laboratório de Ciências para a Educação (eduLab21) do Instituto Ayrton Senna.

r.travitzki@gmail.com

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Publicado
30-12-2021
Seção
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