Indiferença às diferenças: as duas etapas no ensino médio na China e a estrutura de preparação para o Gaokao

  • Siyu Li Instituto de Estudos Políticos de Paris – Sciences Po Paris, França
Palavras-chave: China; desigualdades socioeducacionais; ensino médio; exame de admissão; meritocracia

Resumo

A análise das desigualdades nas condições de preparação para o exame Gaokao mostra que estão inscritas no contexto institucional e histórico de massificação do ensino superior na China. Os dados são oriundos de uma pesquisa etnográfica realizada em duas escolas secundárias de Pequim com status diferenciado: uma key school e uma escola comum. No ano de preparação para o Gaokao, os estudantes fazem exames repetitivos em ritmo constante: os principais, uma vez por mês, e os menores, quatro a cinco vezes por semana. A abordagem qualitativa permitiu focar no período que antecede o exame, bem como no seu efeito desigual sobre a trajetória dos estudantes. A desigualdade de recursos durante essa preparação envolve dois aspectos: tempo e espaço para os estudantes e disponibilidade de professores para supervisionar os estudos após o término das aulas. Como resultado, destaca-se que a hierarquização das escolas cria condições desiguais de educação nas escolas secundárias, ao mesmo tempo em que as justifica e as invisibiliza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Siyu Li, Instituto de Estudos Políticos de Paris – Sciences Po Paris, França

Doutoranda em Sociologia e pesquisadora vinculada ao Centro Maurice Halbwachs da École Normale Supérieure e Centre Lillois d’Études et de Recherches Sociologiques et Économiques (Clersé), na Universidade de Lille, desenvolve pesquisas sobre o exame de admissão Gaokao na China, mobilizando a Sociologia da Educação, a Sociologia Quantitativa, a Sociologia das Elites e a Antropologia Econômica. Leciona Sociologia e métodos de pesquisa no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po Paris).

siyu.li1450@gmail.com

Referências

BLANCHARD, Marianne; CAYOUETTE-REMBLIÈRE, Joanie. Sociologie de l’école. Paris: La Découverte, 2016. 128 p.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. La reproduction: éléments pour une théorie du système d’enseignement. Paris: Minuit, 1970.

CHINA. ZHONGYANG JIAOYU KEXUE YANJIUSUO [INSTITUTO CENTRAL DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO]. Zhonghua renmin gongheguo jiaoyu dashiji 1949- 1982 [Cronologia da educação na República Popular da China 1949-1982]. Beijing: Jiaoyu kexue chubanshe [Imprensa das Ciências da Educação], 1984.

FU, Lujian. Dui woguo zhongdianzhongxue fazhanlishi de kaocha [Uma revisão da história do desenvolvimento das principais escolas secundárias na China]. Jiaoyu Pinglun [Revista da Educação], [S.l.], n. 4, p. 28-31, 1994.

GOLDTHORPE, J. H. Rational action theory for sociology. The British Journal of Sociology, London, v. 49, n. 2, p. 167192, June 1998.

HAO, Dahai. Zhongguo chengshi jiaoyu fenceng yanjiu (1949-2003) [A estratificação da educação nas cidades chinesas (1949-2003)]. Shehuixue yanjiu [Estudos sociológicos], [S.l.], n. 6, p. 94-107, 2007.

LI, Chunling. Wenhua shuiping ruhe yingxiang renmen de jingji shouru- duimuqian jiaoyu de jingjishouyilv de kaocha [Como a educação afeta a renda: um exame da relação econômica da educação]. Shehuixue yanjiu [Estudos Sociológicos], [S.l.], n. 3, p. 64-76, 2003.

LI, Chunling. Gaodeng jiaoyu kuozhang yu jiaoyu jihui bupingdeng – Gaoxiao kuozhao de pingdenghua xiaoying kaocha [Expansão do ensino superior e desigualdade de oportunidades educacionais: um exame do efeito equalizador da expansão do recrutamento universitário]. Shehuixue yanjiu [Estudos Sociológicos], n. 3, p. 82-133. 2010.

LI, Siyu. La méritocratie “à la chinoise”: le Gaokao, concours d’entrée dans l’enseignement supérieur. L’Année Sociologique, v. 70, n. 2, p. 469-494, 2020.

LIU, Jingming. Gaodengjiaoyu kuozhan yu ruxuejihui chayi:1978-2003 [A expansão do ensino superior e a diferença de oportunidades na entrada na universidade]. Shehui [Sociedade], v. 26, n. 3, p. 158-79, 2003.

LIU, Jingming. Jiaoyu xuanze fangshi ji qi houguo [O modo de seleção na educação e suas consequências]. Zhongguo renmin daxue xuebao – Journal de Recherche de l’Université de Renmin de Chine, [S.l.], n. 1, p. 64-71, 2004.

LUCAS, S. R. Effectively maintained inequality: education transitions, track mobility, and social background effects. American Journal of Sociology, Chicago, v. 106, n. 6, p. 16421690, May 2001.

MARINELLI, Maurizio. Jiang Zemin’s discourse on intellectuals: the political use of formalised language and the conundrum of stability. Journal of Current Chinese Affairs, v. 42, n. 2, p. 111-140, June 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1177/186810261304200205. Acesso em: 20 dez. 2021.

PEPPER, S. Radicalism and education reform in twentieth-century China: the search for an ideal development model. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

RAFTERY, A. E.; HOUT, M. Maximally maintained inequality: expansion, reform, and opportunity in Irish education, 1921-75. Sociology of Education, [S.l.], v. 66, n. 1, p. 4162, Jan. 1993.

TAN, Xiaoling; WANG, Aiyun. Xinzhongguo chenglihou zhongdianxuexiao zhengce de yanbian [A evolução das políticas das escolas-piloto após a fundação da nova China]. Dangshi yanjiu yu jiaoxue [Recherche et Enseignement de l’Histoire du Parti], [S.l.], v. 254, n. 6, 2006.

TURNER, R. H. Sponsored and contest mobility and the school system. American Sociological Review, [S.l.], v. 25, n. 6, p. 855867, 1960.

WU, Yuxiao. Jiaoyu fenliuzhi yu zhongguo de jiaoyufenceng (1978-2008) [O sistema de diversificação e estratificação da educação (1978-2008)]. Shehuixue yanjiu [Estudos Sociológicos], [S.l.], n. 4, p. 179202, 2013.

YANG, Xuewei. Gaokao wenxian [Arquivos Gaokao]. Beijing: Gaodeng Jiaoyu Chubanshe, 2003.

YUAN, Z. Lun woguojiaoyu zhence dui woguo zhongdian zhognxue pingdeng yu xiaoyi de gean yanjiu [Um estudo de caso sobre a mudança na política educacional e o efeito sobre a igualdade e vantagem das escolas-piloto]. Guangzhou: Guangzhou Jiaoyu Chubanshe, 1999.

Publicado
30-12-2021
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?