Formar para educar em tempos de neoconservadorismo: um olhar sobre a formação de professores de Ciências e Biologia

  • Adrian Henriques Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Pedro Pinheiro Teixeira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Luís Fernando Marques Dorvillé Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
  • Francine Lopes Pinhão Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
Palavras-chave: conservadorismo, ensino de evolução, formação de professores, gênero, religião

Resumo

Ao longo da última década, no Brasil, observou-se o crescimento de movimentos e organizações que defendem valores familiares religiosos tradicionais articulados a demandas neoliberais, o que vem sendo chamado de novo conservadorismo brasileiro. Este ensaio teórico e reflexivo tem como objetivo analisar as relações entre o avanço desse novo conservadorismo e as disciplinas de Ciências e Biologia, mais especificamente durante a formação de professores. Para isso, inicialmente, discutimos características do novo conservadorismo brasileiro por meio de diálogo com pesquisas nessa área. Em seguida, refletimos sobre o ensino de evolução, argumentando que estratégias baseadas no realismo crítico e em pedagogias que valorizam o conflito podem ser profícuas para a defesa do conhecimento científico perante ataques criacionistas por parte desses movimentos. Posteriormente, discorremos sobre os limites da redução da sexualidade e dos gêneros humanos a uma dimensão biológica, ressaltando a importância do diálogo com abordagens feministas para o combate a demandas conservadoras. Concluímos que essas abordagens, ainda que trabalhem na tensão entre crenças pessoais e conhecimentos científicos, não exigem o abandono daquelas em detrimento destes.

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Biografia do Autor

Adrian Henriques, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutora em Educação pela PUC-Rio. Durante o doutorado, foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – Brasil – Código de Financiamento 001.

Pedro Pinheiro Teixeira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutor em Ciências Humanas: Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), é professor adjunto do departamento de Educação da PUC-Rio e coordenador do Diversias: Grupo de Estudos em Diversidade, Educação e Controvérsias (PUC-Rio).

Luís Fernando Marques Dorvillé, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é professor associado da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/Uerj).

Francine Lopes Pinhão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Doutora em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nutes/UFRJ), é professora adjunta da Faculdade de Formação de
Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/Uerj). Atualmente, é vice-líder do Grupo de Leituras e Investigações sobre Questões de Ensino de Ciências e Sociedade – Liquens (FFP/UERJ) e membro do grupo de pesquisa Discursos na/da Educação em Ciências (Nutes/UFRJ).

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Publicado
21-09-2022
Seção
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