Potencialidades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e seu impacto na formação docente

  • Mariana dos Santos Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Denise de Freitas Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)
Palavras-chave: formação docente, Pibid, políticas educacionais

Resumo

Este estudo tem como fonte de informações os editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), desde a sua criação, e documentos relativos a outros programas, políticas e diretrizes relacionados com a formação de professores ao longo dos últimos anos, analisados sob pressupostos teóricos advindos de referenciais do campo da educação. O objetivo foi analisar as orientações que deram
origem ao Pibid e seus avanços e/ou retrocessos, buscando referências analíticas nos contextos das políticas e dos conhecimentos acadêmicos sobre formação de professores. A análise trouxe à tona as dimensões do impacto do Pibid na formação docente e nos conhecimentos sobre a docência e aponta para as tensões, os avanços, os recuos e as potencialidades do Programa nesse período de sua implantação, em que se observam as marcas políticas e ideológicas que ele incorpora e que majoritariamente configuram retrocessos que ameaçam sua permanência. Por isso, defende-se a ideia de que o Pibid seja consolidado como política de Estado.

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Biografia do Autor

Mariana dos Santos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é professora adjunta do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) dessa instituição e vice-líder do Grupo de Pesquisa EmTeia: Formação de Professores, Ambientalização Curricular e Educação em Ciências.

Denise de Freitas, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), é professora titular sênior do Departamento de Metodologia de Ensino (DME) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), líder do Grupo de Pesquisa EmTeia: Formação de Professores, Ambientalização Curricular e Educação em Ciências e bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado
02-02-2023
Seção
Pontos de vista - O que pensam outros especialistas?