Espaços de formação docente: a necessidade de reconhecer e ampliar as possibilidades

  • Delano Moody Simões da Silva Faculdade UnB de Planaltina (FUP)
  • Ana Júlia Pedreira Universidade de Brasília (UnB)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Delano Moody Simões da Silva, Faculdade UnB de Planaltina (FUP)

Doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB), professor do curso de licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade UnB de Planaltina (FUP), professor do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UnB (PPGEduC-UnB) e líder do grupo de pesquisa Estágio Supervisionado de Ensino e Formação de Professores de Ciências.

Ana Júlia Pedreira, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB); docente do Núcleo de Educação Científica (NECBio) do Instituto de Biologia da UnB; membro do grupo de pesquisa: Estágio Supervisionado de Ensino e Formação de Professores de Ciências – UnB.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 30 dez. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Conselho Pleno (CP). Resolução nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 abr. 2002. Seção 1, p. 31.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Conselho Pleno (CP). Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 jul. 2015. Seção 1, p. 8-12.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Conselho Pleno (CP). Resolução nº 1, de 9 de agosto de 2017. Altera o Art. 22 da Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 ago. 2017. Seção 1, p. 26.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Conselho Pleno (CP). Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 abr. 2020. Seção 1, p. 46-49.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. SANTOS, A. B. G. et al. A importância do Programa Residência Pedagógica no Colégio Estadual Manuel Bomfim (Arauá, SE) nas disciplinas de Ciências e Biologia. In: ENCONTRO DO PIBID E DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFS. 2020, São Cristovão, SE. Anais .... São Cristóvão, SE, 2020. [Publicação online]. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/13331. Acesso em: 23 jun. 2020.

Publicado
02-02-2023