Notícias

Edição Atual

v. 35 n. 114 (2022): Formação de professores e religião

Caros leitores, 

Educação e religião é um tema que tem ganhado espaço nos debates atuais. As questões abordadas com maior frequência no meio acadêmico educacional continuam sendo a complexidade e as dificuldades existentes na implementação da disciplina de Ensino Religioso. Este número foi elaborado com o objetivo de dar visibilidade à articulação entre formação de professores e a  questão religiosa, de contribuir com o desenvolvimento profissional docente, com a proteção da diversidade religiosa e com o bem-estar de todos os alunos no espaço escolar. Os artigos não têm a pretensão de tratar a temática de forma exaustiva, mas de trazer elementos que permitam responder às seguintes questões: Qual é o espaço da religião na formação docente? Qual relação entre a identidade religiosa dos futuros professores e as aprendizagens profissionais? Quais abordagens os cursos de formação docente propõem para a interface religião e educação? Quais os perigos da relação entre formação docente e religião para uma educação verdadeiramente laica e inclusiva?

Publicado: 03-10-2022

Edição completa

Apresentação

Enfoque - Qual é a questão?

Bibliografia comentada

Ver Todas as Edições